Anunciadas na Roblox Developers Conference (RDC), novas ferramentas e aumento do potencial de ganhos tornam mais fácil para desenvolvedores criar, escalar e prosperar na plataforma
SAN MATEO, Calif.—(BUSINESS WIRE)— A Roblox Corporation (NYSE: RBLX), uma plataforma imersiva de jogos e criação, anunciou hoje um conjunto de novas inovações na sua 11ª Roblox Developers Conference (RDC) — um evento exclusivo para a diversa comunidade de criadores da Roblox, que reúne desenvolvedores, artistas, designers, construtores de mundos, marcas e influenciadores. Os novos lançamentos foram pensados para ajudar os criadores da Roblox a dar vida a conteúdos envolventes, escalar sua audiência, aumentar seu potencial de ganhos e construir negócios de sucesso.
No ano passado, na RDC, o CEO da Roblox, David Baszucki, compartilhou a visão da Roblox de ter 10% do mercado global de conteúdo de jogos fluindo pelo ecossistema da Roblox e sendo distribuído dentro da comunidade de criadores. Nos 12 meses encerrados em 30 de junho de 2025, criadores ganharam mais de US$ 1 bilhão via o Programa de Troca de Desenvolvedores da Roblox (DevEx), e estão no caminho para superar esse número em 2025. Os anúncios de hoje fornecerão à comunidade de criadores da Roblox ainda mais ferramentas e oportunidades para prosperar.
CREATE: Capacitando criadores e jogadores com IA
“Nosso objetivo é que desenvolvedores tenham a oportunidade de transformar suas ideias em negócios em crescimento”, disse Nick Tornow, Vice-Presidente Sênior de Engenharia da Roblox. “Repetidamente vemos que quando damos aos nossos criadores ferramentas poderosas e oportunidades, eles criam coisas que nos inspiram ao expandem os limites das possibilidades criativas. Na Roblox, melhores ferramentas, incluindo muitas com capacidades de IA, ajudarão os criadores a transformar ideias em realidade mais rapidamente.”
A Roblox anunciou diversas atualizações de IA projetadas para oferecer liberdade artística, funcionalidade aprimorada e assistência de desenvolvimento mais inteligente. Estas novas funcionalidades ajudam os jogadores a falar, responder, se conectar e até criar.
Essas funcionalidades incluem:
● Objetos 4D: Construindo sobre sua forte base de criação 3D com o Cube 3D, a Roblox está avançando a IA generativa com a criação de objetos 4D, onde a quarta dimensão é a interação. Isso permite que objetos, ambientes e pessoas interajam, fornecendo modelos
com funcionalidade embutida — como um carro que pode ser instantaneamente dirigido e ter portas que se abrem. (Lançamento limitado previsto para o 4º trimestre.)
● Tradução de voz em tempo real: A partir do próximo ano, usuários que falam inglês, espanhol, francês e alemão (idiomas adicionais em breve) poderão se beneficiar de tradução de voz em tempo real, permitindo conversas por voz sem barreiras linguísticas. Quando jogadores falarem, suas palavras serão instantaneamente traduzidas e ouvidas na língua nativa do ouvinte, promovendo uma comunidade verdadeiramente interconectada e global. Isso se soma à tradução de chat em tempo real lançada pela Roblox em fevereiro de 2024.
● API de Texto para Fala: Agora em lançamento limitado, a API de conversão de texto em fala pode transformar texto em áudio utilizando 10 vozes predefinidas. Os criadores podem usar a API para transcrição em tempo real, criação de trechos de áudio pré-gravados, diálogos de narradores ou NPCs, além de outros cenários de narração. Um caso de uso particularmente interessante é a possibilidade de dar vida a personagens não jogáveis (ou NPCs — personagens controlados pelo computador em vez do jogador) com essa API (interface de programação de aplicativos), permitindo que os criadores incorporem narração e diálogos de personagens de forma instantânea.
● API de Fala para Texto: Essa API possibilita um novo nível de imersão e acessibilidade ao permitir que os criadores acionem ações por meio de comandos de voz dos usuários. Por exemplo, os usuários poderão executar ações com comandos verbais, como “Abrir porta” e “Ativar os lasers.” Além disso, a API pode ser utilizada para gerar legendas de áudio, ajudando na acessibilidade e na ampliação do alcance do público. Uma versão limitada será lançada até o final do ano.
● Melhorias no Assistant e MCP: O Assistant, que permite aos criadores usar linguagem natural para programar, construir, aplicar texturas e aprender, evoluiu para se tornar mais agente e consciente de contexto. Ele aumenta a produtividade dos criadores ao executar tarefas complexas em múltiplas etapas com um entendimento profundo do ambiente da Roblox. Além disso, o Assistant será compatível com o Model Context Protocol (MCP) ainda neste mês. Isso é significativo porque, além de operar como um servidor MCP, o Assistant também poderá atuar como cliente e orquestrar o trabalho em conjunto com serviços terceirizados populares, como Figma e Blockade Labs.
CREATE: Desbloqueando novos gêneros
Como parte do objetivo da Roblox de expandir novos gêneros e tipos de gameplay. A Roblox anunciou diversos avanços em performance em fidelidade, incluindo:
● Autoridade do Servidor: Autoridade de Servidor é um novo modo com dois benefícios fundamentais: reduz trapaças no jogo e torna as interações físicas mais realistas. Impacta especialmente jogos competitivos multiplayer, como shooters, jogos de corridas e esportes, onde justiça e imersão dos jogadores são essenciais.
● Melhoras nos Avatares: A Roblox está sempre melhorando avatares e, na RDC, mostrou tecnologia que permite movimentos mais realistas, como correr, escalar e saltar obstáculos com naturalidade. Também está desenvolvendo avanços para melhorar a fidelidade dos avatares, abrindo espaço para mais realismo em gêneros onde fisicalidade e contexto são vitais para a gameplay.
● Performance Aprimorada: A Roblox apresentou melhorias no desempenho e na qualidade de sua plataforma, permitindo que a experiência seja executada na mais alta fidelidade possível em diferentes dispositivos, sem exigir esforço adicional dos criadores ou sacrificar o desempenho.
SCALE: Novas oportunidades para criadores crescerem e engajarem audiências
Hoje a Roblox revelou poderosas novas ferramentas e parcerias para proporcionar aos criadores maneiras inovadoras de fomentar engajamento e expandir suas comunidades, incluindo:
● (Beta) Roblox Moments: Uma nova experiência de vídeos curtos para compartilhamento e descoberta. Usuários capturam trechos de jogabilidade, editam e compartilham dentro da experiência. Em breve, criadores terão acesso a APIs de criação e descoberta, ajudando a atrair novas audiências e aumentar engajamento e retenção. (Moments: disponível em beta para maiores de 13 anos; APIs: em breve.)
● Parcerias: Como parte de seu contínuo investimento na plataforma, a Mattel irá fazer parte do recentemente lançado License Manager and Licenses da Roblox, com quatro franquias icônicas— Polly Pocket, Street Sharks, Rock ‘Em Sock ‘Em Robots e Matchbox — em breve desbloqueando oportunidades para criadores construírem jogos baseados em suas marcas favoritas. A gigante editora japonesa Kodansha também adicionará hoje ao catálogo duas franquias aguardadas ao catálogo de Lienças — Blue Lock e That Time I Got Reincarnated as a Slime. Já é possível jogar Blue Lock: Rivals hoje, e tentar se tornar o maior atacante egoísta do mundo. Além disso, a Lionsgate está trazendo ainda mais franquias para os criadores usarem: Os Estranhos, A Bruxa de Blair e A Queda.
Também foi anunciado hoje que já estamos direcionando tráfego pelo nosso data center em São Paulo antes do cronograma inicial, reduzindo a latência e melhorando a performance para usuários e criadores na região.
EARN: Maior potencial de ganhos para criadores
A partir de hoje, a Roblox está aumentando a conversão do DevEx, permitindo que criadores ganhem 8,5% a mais ao converter seus Robux em dinheiro. Esse é um passo significativo que reforça o compromisso da empresa em fomentar uma economia onde mais criadores possam
prosperar. Por exemplo, a receita média de um desenvolvedor do Top 1000 foi de quase US$ 1 milhão — 2,9 vezes maior que em 2020¹.
A comunidade de desenvolvedores e criadores é realmente o coração da Roblox, trazendo a plataforma à vida. Como destacou Tornow: “Estamos sempre trabalhando em novas formas de apoiar os desenvolvedores enquanto eles constroem negócios de sucesso na nossa plataforma, e aumentar o DevEx é uma das maneiras mais diretas de recompensar o incrível valor que os criadores trazem para a Roblox.”
Para mais informações sobre as novidades e detalhes de outros produtos anunciados na RDC, visite a Roblox Newsroom.
¹Nosso ecossistema de criadores inclui muitos hobbistas. Dos milhões de criadores que monetizam na Roblox, mais de 29.000 fazem parte do nosso programa DevEx, sendo que o criador médio recebeu US$ 1.440 durante os doze meses encerrados em 30 de junho de 2025.
Sobre a Roblox
Roblox é uma plataforma imersiva para jogos e comunicação que oferece às pessoas milhares de formas de se reunir, convidando sua comunidade a explorar, criar e compartilhar inúmeras experiências únicas. Nosso objetivo é reimaginar a forma como as pessoas se juntam – em um mundo que é seguro, civilizado e otimista. Para alcançar isso, nós construímos uma empresa inovadora que, junto à comunidade de Roblox, tem a habilidade de fortalecer o tecido social e apoiar o crescimento econômico para as pessoas ao redor do mundo.
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