Inédito no Brasil, acordo com desenvolvedora japonesa foi motivado pelo potencial do spawnd, tecnologia que permite testar jogos em qualquer ambiente online
[woocommerce_my_account]A Nuuvem, maior plataforma de jogos da América Latina, agora tem a Square Enix como uma de suas investidoras. É a primeira vez que a desenvolvedora e publicadora japonesa, responsável por séries icônicas ao longo das últimas décadas, como Final Fantasy, firma um acordo do tipo com uma empresa brasileira.
Como fruto da parceria, o catálogo da desenvolvedora japonesa já está disponível na Nuuvem desde o dia 3 de setembro. Atualmente, a plataforma conta com mais de 11 mil jogos disponíveis e 3,4 milhões de jogadores registrados, com um alcance de 45 milhões de usuários mensais na América Latina, sendo a principal loja online do segmento da região. Além disso, a companhia também atua como publicadora, ajudando jogos indies a alcançar audiências ao redor do mundo.
“A América Latina é uma região estratégica, cheia de gamers apaixonados e com uma ligação forte com a cultura japonesa”, afirma Hideaki Uehara, gerente geral do Departamento de Investimento e Desenvolvimento de Negócios da Square Enix Holdings.
Vale lembrar que a América Latina é um mercado de destaque na indústria de games que conta com 355 milhões de jogadores, número que representa 11% do total mundial e supera a base de jogadores da América do Norte, segundo dados do estudo Global Games Market Report 2024, da consultoria Newzoo.
“Essa parceria nos ajuda a aproximar publicadoras globais de jogadores latino-americanos, ao mesmo tempo em que oferece novas oportunidades para desenvolvedores do mundo todo”, afirma Fernando Campos, CEO da Nuuvem.
Revolucionando a forma como jogos são descobertos
Um fator fundamental para a concretização do negócio foi o spawnd. Trata-se de uma nova plataforma criada pela Nuuvem que revoluciona a forma como os games são descobertos, que representa um novo modelo de negócio no setor e mostra capacidade de expansão em nível mundial.
Em desenvolvimento desde 2019, o spawnd é uma tecnologia baseada em web browsers que permite a execução nativa de demos de jogos direto de um navegador de internet, podendo ser incorporado em páginas de lojas, artigos jornalísticos, canais de criadores de conteúdo e até mesmo em publicações de redes sociais, da mesma maneira que ocorre com vídeos.
Ao contrário do que tradicionalmente é visto em soluções que permitem jogar games via nuvem, um dos grandes trunfos do spawnd é que ele é leve o suficiente para não apenas permitir jogar via navegador de internet, como também entregar gameplay fluido e sem filas de espera. É possível jogar na plataforma usando mouse e teclado ou, ainda, um controle – considerando que o game aceite esse método.
São características que facilitam o seu uso e abrem espaço para que haja uma revolução na maneira como jogadores descobrem novos títulos, permitindo uma decisão de compra melhor embasada.
“Nosso primeiro investimento no Brasil reflete nossa confiança na Nuuvem e no potencial do spawnd de transformar a forma como games são descobertos”, reforça Uehara.
A plataforma também demonstra potencial para influenciar a forma como conteúdo sobre games é criado e consumido: com ela, será possível ler um texto, ouvir um podcast ou assistir a um vídeo e, imediatamente, experimentar o jogo sobre o qual está sendo tratado por jornalistas e criadores. O spawnd também é uma ótima ferramenta para desenvolvedores, que não apenas terão a possibilidade de atingir um público mais amplo, como também poderão ter métricas mais precisas sobre seus projetos.
“Desde a sua concepção, a Nuuvem acredita no potencial do spawnd para se tornar uma tecnologia revolucionária para a indústria de jogos em nível mundial. E ter uma empresa com a força e a tradição da Square Enix apostando na plataforma valida completamente a nossa percepção”, reforça Fernando.
No momento, 12 títulos estão disponíveis para serem testados via spawnd. A expectativa é que esse número suba para mais de 100 até o final de 2025.
Sobre a Nuuvem
A Nuuvem é a GameStore Oficial da América Latina e uma peça-chave no cenário de publicação de games. Fundada em 2011 por gamers apaixonados por proporcionar experiências excepcionais, a Nuuvem se destaca com títulos como Enigma of Fear, Songs for a Hero – Definitive Edition, Copycat, Granblue Fantasy Versus Rising, Granblue Fantasy: Relink, Asleep e Bagdex. Como publisher e co-publisher, a Nuuvem se dedica a levar o talento latino-americano para o mundo, oferecendo expertise regional e suporte estratégico. Seu compromisso é garantir que os jogos alcancem seu máximo potencial, conectando jogadores a histórias inesquecíveis tanto nos mercados locais quanto globais. Conheça a Nuuvem.
Sobre a Square Enix Holdings Co., Ltd.
A Square Enix Holdings Co., Ltd., com sede em Tóquio, Japão, é a holding que lidera o grupo de empresas Square Enix (o “Square Enix Group”), atuando em uma ampla gama de negócios de conteúdo e serviços. O Square Enix Group publica, distribui e licencia conteúdos de entretenimento em todo o mundo sob suas marcas internacionalmente renomadas, incluindo SQUARE ENIX® e TAITO®. O Square Enix Group conta com uma rede global de estúdios de desenvolvimento líderes e escritórios de vendas localizados na América do Norte, Europa e Japão. O Square Enix Group também possui um valioso portfólio de propriedades intelectuais, incluindo: FINAL FANTASY®, que já vendeu mais de 204 milhões de unidades em todo o mundo; DRAGON QUEST®, com mais de 95 milhões de unidades vendidas globalmente; e o lendário SPACE INVADERS®.
Mais informações sobre a Square Enix Holdings Co., Ltd. podem ser encontradas no site oficial.