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Engajamento mágico em redes temáticas: como os clientes se tornam fãs e embaixadores da marca

por Luciana Biano 21/06/2025
por Luciana Biano 21/06/2025
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Vassoura Quebrada aposta em experiência imersiva, atendimento, senso de comunidade e pertencimento para cativar público e impulsionar recomendações

Em tempos de fenômenos comportamentais como o FOMO (sigla para a expressão em inglês fear of missing out, traduzida livremente em português para “medo de ficar de fora”), um contraponto pode ser a satisfação de pertencer, vivenciar algo especial e, claro, dividir os momentos com a rede de amigos e conhecidos, seja de forma analógica ou online. Entre as experiências mais buscadas, estão shows, exposições da cultura pop e até restaurantes, principalmente quando oferecem entretenimento além do cardápio, como decoração interativa e “instagramável”. 

No Vassoura Quebrada, rede de restaurantes pioneira na temática de magia e bruxaria, fãs de literatura fantástica mergulham nas aventuras que tanto consomem. Colocando em prática sonhos de criança, o público registra cada etapa, com comidas e bebidas encantadas e divulgam nas mídias a exclusividade de provar daquela realidade mágica. “Quando a experiência é positiva, além de retornar, o cliente ainda cativa outros, porque transmite a vontade de vivenciar aquilo. Assim, ele se torna um embaixador até mesmo informal da marca”, explica Antônio Augusto Ribeiro de Souza, responsável pela expansão. 

Segundo a empresa de pesquisa Nielsen, 92% dos consumidores acreditam mais em sugestões de amigos e familiares do que em anúncios publicitários. Além de conhecidos, 88% dos respondentes confiam em avaliações escritas por outros consumidores. Nesta perspectiva, restaurantes que estabelecem relações de maior proximidade com os clientes destacam-se entre as indicações. 

“Na nossa marca, temos a felicidade de contar com uma clientela muito apaixonada por este tema, que já os atrai pela curiosidade. Mas sabemos que, não fosse a qualidade do atendimento e dos produtos, o público não levaria adiante, porque na internet gostamos de nos apresentar como vanguardistas, mostrar que ‘descobrimos’ aquele lugar especial”, comenta o empresário. 

Confira a seguir 5 dicas de como fortalecer a relação do público com a marca e podem torná-los embaixadores: 

1 – Experiência imersiva

Não basta vender, é preciso contar uma história. Desde a decoração até os detalhes do atendimento, tudo é pensado para que cada visita seja uma jornada mágica. “Em locais com este conceito de ‘universo fantástico’, assim que o cliente adentra, ele precisa sentir que foi teletransportado para aquele mundo diferente. Ali, ele se torna um bruxo, um feiticeiro, um guerreiro. É a realização de um sonho antigo, criado desde as primeiras páginas dos livros que inspiraram aquela paixão”, conta Augusto. 

2 – Comunidade e pertencimento

Criar um ambiente onde os clientes se sintam parte de algo maior é fundamental. Eventos e interações nas redes sociais criam laços que fortalecem esse senso de pertencimento e transformam clientes em membros daquela comunidade. Segundo o executivo, “quando nos tornamos fãs de algo, a tendência é nos aproximarmos de pessoas com o mesmo gosto, que falam a mesma língua. No Vassoura Quebrada, este senso de comunidade é latente. Vez ou outra realizamos eventos e trívias voltados ao nosso público, que cria laços entre si e com a marca”, compartilha. 

3 – Exclusividade e personalização

Entregar algo único, seja um produto exclusivo ou um atendimento personalizado, torna a marca inesquecível. O segredo é oferecer algo aos visitantes que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. Para isso, o empresário conta que “a sensação de transformar-se em ‘bruxos’ e bruxas’, provar as bebidas mágicas de seus personagens favoritos ou até mesmo receber a carta-convite para a escola de magia”, lembra. 

4 – Engajamento nas mídias sociais

Criar conteúdos instigantes, incentivar check-ins e desenvolver hashtags exclusivas são estratégias que ampliam o alcance da marca e transformam clientes em porta-vozes espontâneos. “Uma estratégia é criar campanhas que engajam o público a divulgar nas suas redes sociais, marcar a loja, fotografar com itens de decoração ou até com a equipe caracterizada. O cliente sente-se acolhido e nós ganhamos muita visibilidade com essa repercussão carismática e positiva”, sugere o empresário.  

5 – Atendimento encantador

Invista em treinar a equipe para proporcionar um atendimento acolhedor e lúdico, tornando cada interação um momento especial. Pequenos gestos fazem a diferença e criam memórias que fazem os clientes retornarem e recomendarem a experiência. “Interação e brincadeiras com adultos, mas principalmente crianças, fazem a diferença. Aos olhos dos pequenos, toda aquela magia é real. Então é fundamental respeitar e manter essa atmosfera”, finaliza Antônio Augusto.

Sobre o Vassoura Quebrada

O Vassoura Quebrada, rede de restaurantes pioneira na temática de magia e bruxaria, nasceu em 2018, no bairro de Perdizes, em São Paulo. Proposta de sucesso entre fãs do universo mágico, as unidades contam com ambientes decorados por varinhas, vestes de bruxos, caldeirões, animais fantásticos e, claro, vassouras. Inspirado em feitiços, o cardápio traz sabores mágicos nos hambúrgueres e acompanhamentos. Entre os drinks, poções e elixires de diversas cores que simbolizam grupos de bruxos caracterizados por sua bravura, lealdade, sabedoria e astúcia. Há, ainda, deliciosos milkshakes apelidados de “cerveja espumosa”, em alusão a uma clássica bebida do bar fantástico. Atualmente, a rede possui cinco unidades, sendo quatro no estado de São Paulo, duas delas com parques de diversão acima dos 200 m². Em outubro de 2024 passou a integrar a Antaris Foods Brands Franchising, holding especializada em franquias de gastronomia, responsável pela expansão nacional para 2025, com estimativa de 10 lojas e faturamento de R$ 25 milhões.

Vassoura Quebrada
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