Base 42
  • Cinema
  • Críticas
  • Entretenimento
  • Gaming
  • Periféricos
  • Tecnologia
Entretenimento

Das tirinhas a ícone global: os 75 anos de Snoopy e da turma Peanuts

por Luciana Biano 01/07/2025
por Luciana Biano 01/07/2025
26

Em 2025, a Peanuts™ completa 75 anos. Criada em 1950 por Charles Schulz, a icônica tirinha que apresentou Charlie Brown ao mundo poderia ser apenas mais uma lembrança nostálgica. Mas a realidade é outra — a marca nunca saiu de cena, e, em muitos países, incluindo o Brasil, é sucesso até hoje.

Sete décadas depois de sua estreia nos jornais, o beagle mais famoso da cultura pop está estampado em roupas, embalagens de alimentos, tênis, brinquedos, lojas de departamentos e feeds do TikTok. E uma pergunta continua intrigando até os fãs mais antigos: como um personagem originalmente coadjuvante se tornou o verdadeiro protagonista da marca?

“Em alguns mercados, Snoopy é quase mais conhecido como uma marca de moda, porque os fãs conhecem os personagens mais pelos produtos licenciados do que pelas tiras de quadrinhos. Sempre buscamos parceiros que compartilhem valores semelhantes, seja pela qualidade do produto, pelo relacionamento ou por atingir um público importante para nós”, afirma Hannah Guy Casey, diretora sênior de licenciamento da Peanuts Worldwide.

A resposta começa com a própria evolução da tirinha. Criado como um cão comum, Snoopy ganhou vida, criatividade e protagonismo conforme Charles Schulz percebeu o potencial do personagem. Hoje, ele é piloto de avião, escritor, explorador lunar e até influenciador digital — tudo isso sem dizer uma única palavra.

“Sparky — como carinhosamente é chamado Charles Schulz pela equipe Peanuts — escrevia tirinhas todos os dias há 50 anos. Algumas coisas mudaram organicamente ao longo do tempo, e o público teve um papel importante no crescimento do Snoopy. O que é gratificante é ver como as tiras diárias eram quase como as redes sociais da época, uma pequena história por dia. E elas ainda ressoam com o público hoje”, completa Hannah.

No Brasil, por exemplo, Snoopy tem uma conta ativa nas redes sociais (@snoopybr), onde são disponibilizados diversos vídeos de animações, fantasias do personagem e de Charlie Brown, possibilitando a interação com a sua comunidade de fãs de diferentes gerações. No perfil do TikTok, por exemplo, somam-se mais de 500 mil seguidores em apenas 1 ano e meio de criação.

A Peanuts planeja um ano inteiro de celebrações ao redor do mundo. No Brasil, as homenagens aos 75 anos da turma já começaram com força total. O retorno às aulas ganhou um toque especial com a coleção de papelaria licenciada por marcas como Kalunga, Clio, Luxcel, DAC e Tilibra. No universo da beleza, a Cia Beauty lançou uma collab com Ticiane Pinheiro inspirada em Snoopy. No varejo, Renner, Riachuelo e C&A lançaram linhas exclusivas que unem estilo e nostalgia, enquanto a Panini celebrou com um álbum de figurinhas. As comemorações também chegaram ao universo gastronômico com a linha de chás da Moncloa, e ao entretenimento, com uma área de atividades para a família no Shopping TriMais Places.

No centro dessa estratégia está uma marca que se mantém relevante não apenas pela nostalgia, mas por acompanhar as conversas contemporâneas. Um exemplo disso é o programa global “Take Care with Peanuts”, que convida o público a cuidar de si, dos outros e do planeta — e já realizou ações de reflorestamento na Mata Atlântica e mutirões de limpeza em praias pelo mundo.

Entre as poucas marcas capazes de atravessar gerações sem perder o apelo, a Peanuts encontra em Snoopy um símbolo atemporal, engraçado, sonhador e sempre pronto para embarcar em uma nova aventura.

75 Anos de Peanuts  

A felicidade é… 75 anos. Em 1950, Charlie Brown, Snoopy e o resto da turma Peanuts foram apresentados ao mundo pela primeira vez. Nos 75 anos desde então, Peanuts se tornou um fenômeno global, abrangendo conteúdo animado premiado, shows de palco e experiências ao vivo, colaborações de alto nível e programas de varejo em todo o mundo. Artistas, músicos, filósofos e fãs foram inspirados pela criação de Charles Schulz por mais de sete décadas e não há fim à vista para esse amado elenco de personagens que falam de forma tão bela e simples sobre a experiência humana.


Sobre a Peanuts     

Os personagens da Peanuts e propriedade intelectual estão relacionadas a posse da Peanuts Worldwide, 41% propriedade da WildBrain Ltd., 39% propriedade da Sony Music Entertainment (Japan) Inc. e 20% propriedade da família de Charles M. Schulz, que introduziu o Peanuts ao mundo em 1950, quando a banda desenhada estreou em sete jornais. Desde então, Charlie Brown, Snoopy e o resto do bando da Peanuts deixaram uma marca indelével na cultura popular. Além de apreciarem os amados programas e especiais Peanuts na Apple TV+, fãs de todas as idades celebram a marca Peanuts em todo o mundo através de milhares de produtos de consumo, bem como atrações de parques de diversões, eventos culturais, meios de comunicação social e banda desenhada disponíveis em todos os formatos, desde os tradicionais aos digitais. Em 2018, a Peanuts estabeleceu uma parceria com a NASA num acordo plurianual de leis espaciais concebido para inspirar uma paixão pela exploração espacial e STEM entre a próxima geração de estudantes.   

Snoopy
Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestThreadsBlueskyEmail
post anterior
Mundo encantado de Harry Potter desembarca no Tietê Plaza em evento imersivo durante este mês
Próxima publicação
Cartoon Network anuncia programação especial para férias de julho

Você também pode gostar

Samsung anuncia parceria com a Netflix para oferecer...

19/08/2025

Prime Video Divulga Primeiras Transmissões da Temporada 2025-26...

15/08/2025

The Living Tombstone em São Paulo

13/08/2025

Filme A Hora Do Mal inspira pegadinha assustadora...

04/08/2025

Vans patrocina I Wanna Be Tour pelo segundo...

04/08/2025

The Rose, um dos grupos coreanos mais populares...

02/08/2025

Turnê “JONAS 20” dos Jonas Brothers será transmitida...

01/08/2025

I Wanna Be Tour revela horários dos shows...

25/07/2025

HBO divulga a primeira imagem de Rúbeo Hagrid...

15/07/2025

HBO dá início à produção de ‘Harry Potter’...

14/07/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Salvar meu nome, e-mail e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Social Connect

Facebook Twitter Instagram Youtube Tiktok

Post Recentes

  • MGM+ renova série de terror e suspense O Instituto para a segunda temporada

  • Paris Filmes anuncia distribuição nacional de Coyote Vs. Acme

  • HBO Max e TNT transmitem o Emmy® 2025 ao vivo no dia 14 de setembro

Categorias

Geek

  • Bario Bar anuncia plano de expansão e inaugura terceira unidade na Zona Sul de SP em setembro

  • Entre multiversos e viagens no tempo, um adolescente tenta salvar o mundo da destruição

  • “Round 6” na vida real: você sabe qual tipo de vidro é mais seguro?

Tecnologia

  • Positivo lança notebook com Minitela interativa 

  • Avell inaugura showroom em Curitiba com foco em experiência imersiva para o consumidor

  • ASUS Business fortalece estratégia de canais indiretos para expansão da linha de notebooks corporativos no Brasil

Streaming

  • MGM+ renova série de terror e suspense O Instituto para a segunda temporada

  • HBO Max e TNT transmitem o Emmy® 2025 ao vivo no dia 14 de setembro

  • HBO Max divulga o teaser oficial da segunda temporada de ‘The Pitt’

Anime

  • O sucesso dos games, “Sekiro: Shadows Die Twice” ganhará versão anime em 2026, exclusivamente na Crunchyroll

    19/08/2025
  • O Castelo Infinito revela mais uma batalha rumo a um grande lançamento nos cinemas

    18/08/2025
  • Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba – Castelo Infinito abre pré-venda de ingressos no Brasil

    15/08/2025
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Tiktok

@2025 - Todos os direitos reservados Base 42. Desenvolvido por Biano Comunica

Base 42
  • Cinema
  • Críticas
  • Entretenimento
  • Gaming
  • Periféricos
  • Tecnologia

Leia tambémx

Samsung anuncia parceria com a Netflix...

19/08/2025

Prime Video Divulga Primeiras Transmissões da...

15/08/2025

The Living Tombstone em São Paulo

13/08/2025