Base 42
  • Cinema
  • Críticas
  • Entretenimento
  • Gaming
  • Periféricos
  • Tecnologia
Educação

Jogo de tabuleiro simula a realidade de uma empresa ferroviária para estudantes da rede pública em Cubatão (SP)

por Felipe Biano 01/09/2025
por Felipe Biano 01/09/2025
21

“Nos Trilhos da Educação” leva educação financeira e empreendedora a 786 estudantes e reforça papel estratégico das empresas no desenvolvimento social

Um jogo de tabuleiro com cartas, vagões e dados está transformando a forma como jovens da rede pública de Cubatão (SP) aprendem sobre finanças, empreendedorismo e segurança ferroviária. O projeto “Nos Trilhos da Educação”, criado pela Rumo, em parceria com a Investeendo, combina gamificação e realidade local para impactar a vida de estudantes em situação de vulnerabilidade. Desenvolvido a quatro mãos, o projeto mobilizou aproximadamente 800 estudantes de cinco escolas públicas do município, com 319 aulas aplicadas e 240 horas de atividades presenciais só em 2024, com a previsão de alcançar cerca de 10 mil estudantes até 2027. 

Por meio do jogo “Desafio Empreendedor Rumo”, os participantes experimentam a rotina de gestão de uma companhia ferroviária e enfrentam missões inspiradas em situações reais do setor. Tudo isso sem depender de tecnologia, pois o material desenvolvido é inteiramente analógico e pensado para ser acessível a todas as escolas.

“Nós entramos com o nosso conhecimento de gamificação na educação e, com a ajuda da Rumo, colocamos a temática ferroviária e os desafios que as comunidades do entorno vivenciam, de forma a educar os jovens e estimulá-los a encontrar e propor soluções criativas e sustentáveis para problemas reais”, explica Sam Adam, CEO da Investeendo.

A metodologia do jogo foi adaptada para diferentes faixas etárias. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes trabalham com conceitos básicos de gestão de recursos por meio de simulações de transporte ferroviário e economia de combustível. Já nos anos finais, vivenciam todas as etapas de criação de uma empresa, da escolha do investidor à venda final da companhia, com tarefas que envolvem planejamento, contratação, leilões e precificação de serviços.

“Levar projetos educacionais para estudantes pode ser desafiador, especialmente em comunidades carentes, onde o único estímulo costuma ser a nota do boletim. Por meio dos jogos e da gamificação, eles aprendem sem nem perceber que estão aprendendo, e o processo de ensino se torna muito mais suave e divertido”, afirma Sam.

Para a Rumo, o projeto reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento social nas regiões onde atua. A iniciativa integra o programa Movimenta Baixada, que conecta empresas, organizações sociais e comunidades da Baixada Santista para fortalecer o protagonismo local e gerar oportunidades reais de transformação. A escolha por Cubatão foi estratégica, tanto pela relevância da cidade dentro da malha ferroviária quanto pelo potencial transformador da educação em contextos de vulnerabilidade. Alinhado ao Pacto Global da ONU e à Agenda 2030, o projeto seguiu diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco nas metas de erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10).

“A Rumo acredita no poder transformador da educação para o desenvolvimento das comunidades onde atua. O investimento no projeto para jovens de Cubatão foi motivado por nossa convicção de que o acesso a conhecimentos práticos e aplicáveis empoderar os jovens a construir caminhos mais autônomos, sustentáveis e alinhados com as oportunidades locais”, destaca Luciellen Fabio, analista de Responsabilidade Social da Rumo.

Estudantes vivenciaram a rotina de uma empresa ferroviária 

Iniciado em 2024, o projeto “Nos Trilhos da Educação” já atendeu mais de 60 turmas do Ensino Fundamental, em sua maioria compostas por alunos do 5º e 9º anos. As ações acontecem nas unidades municipais de ensino (UMEs) Dom Pedro I, Ulysses Guimarães, Bernardo José Maria de Lorena, Dr. Luiz Pieruzzi Neto e Maria Albertina Pinheiro da Silva Mesquita. No encerramento, os alunos que mais se destacam são convidados a apresentar o que aprenderam ao longo das atividades.

O material do “Desafio Empreendedor Rumo” incluiu itens como caixa customizada, tabuleiro geral para todos os times, cartas de revés, cartas de demandas/missões, vagões, locomotivas, tiles de trabalhadores, dados, cartas de investidores, tiles adesivos de ferrovia, tabuleiros individuais de times e tiles de galão de combustível.

Entre os desafios enfrentados no jogo, os participantes se depararam com situações como a construção da malha pelos alunos até a participação em leilões por concessões e a interação entre diferentes companhias ferroviárias simuladas.

“A estrutura pedagógica e metodológica do projeto é replicável e pode ser adaptada a diferentes contextos locais. A vivência em Cubatão gerou insumos valiosos para melhorar a implementação em outras regiões, respeitando as especificidades territoriais”, complementa Luciellen.

Para reforçar a relevância da atuação da Rumo no país, todas as cargas representadas no jogo foram aquelas habitualmente transportadas pela empresa, como soja, milho e outos produtos agrícolas. Com foco na conscientização sobre segurança ferroviária, o jogo também introduziu eventos negativos, como roubo de carga, vandalismo e atropelamentos, orientando sobre os riscos e as boas práticas no setor.

Os alunos precisam contratar diferentes tipos de profissionais para operar suas “mini versões da Rumo”, e as peças do jogo reproduziam uniformes utilizados pelos colaboradores da empresa, promovendo identificação com o ambiente corporativo.

“O principal resultado foi a percepção clara de que, ao aproximar a realidade empresarial do ambiente escolar, é possível gerar alto engajamento, protagonismo juvenil e desenvolvimento de habilidades. Como aprendizado, destacamos a importância de metodologias interativas e da escuta ativa dos jovens para que os projetos sociais tenham aderência, relevância e impacto real”, comenta Luciellen.

Sobre a Investeendo

A Investeendo é uma startup fundada por Sam Adam Hoffmann, Vanessa Cristiane Motta de Matos e Mariana Motta de Matos, que une educação financeira e gamificação para transformar a relação de jovens com o dinheiro. Surgida de um encontro inusitado entre um professor da rede pública do Paraná e duas bancárias, a iniciativa já impactou mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros por meio de uma metodologia própria e inclusiva, baseada em jogos analógicos e aplicativos em totens digitais, implementada em mais de 40 instituições de ensino. Reconhecida por sua inovação, a Investeendo participou do programa Shark Tank Brasil, conquistando visibilidade nacional, foi a grande vencedora do 12º Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, recebeu o prêmio em 1º no Inovativa como a melhor startup em educação e foi uma das startups que receberam o selo Latam de Inovação da América Latina.  Para mais informações, acesse https://www.investeendo.com/ e acompanhe nas redes sociais (@investeendo_edu) e no LinkedIn: Investeendo.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece soluções logísticas eficientes, seguras e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos mais de 13 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 10 terminais de transbordo ao longo da malha e 6  terminais nos principais portos brasileiros. Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, somos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

Jogo de tabuleiro
Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestThreadsBlueskyEmail
post anterior
Fini domina o Halloween com produtos temáticos em edição limitada
Próxima publicação
Clássico Dona Flor e Seus Dois Maridos volta aos cinemas em versão remasterizada

Você também pode gostar

Do lazer para a educação: Como a série...

20/08/2025

UNIASSELVI fortalece presença nos e-sports com patrocínio à...

20/06/2025

AbleGamers Brasil abre nova turma de Curso de...

16/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Salvar meu nome, e-mail e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Social Connect

Facebook Twitter Instagram Youtube Tiktok

Post Recentes

  • Cronos: The New Dawn está disponível para Nintendo Switch 2

  • EVERYBODY’S GOLF HOT SHOTS está disponível para PC e consoles

  • Thriller psicológico “Morra, Amor” ganha teaser trailer

Categorias

Geek

  • Bario Bar anuncia plano de expansão e inaugura terceira unidade na Zona Sul de SP em setembro

  • Entre multiversos e viagens no tempo, um adolescente tenta salvar o mundo da destruição

  • “Round 6” na vida real: você sabe qual tipo de vidro é mais seguro?

Tecnologia

  • Navegue com personalidade: Opera GX te tira da mesmice por anos com mais de 10 mil Mods

  • KaBuM! é parceiro exclusivo da GIGABYTE no lançamento da linha de notebooks com GeForce RTX série 50

  • GIGABYTE anuncia notebook com GeForce RTX 5060 e preço competitivo

Streaming

  • Mark Ruffalo na HBO Max: uma jornada imperdível pelo seu talento

  • Os desafios acabaram de começar! Prepare-se para o novo episódio de ‘Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente’

  • Discovery e HBO Max divulgam trailer de ‘Largados e Pelados Brasil – A Tribo’

Anime

  • Animação “Grand Prix: A Toda Velocidade” ganha cartaz final

    01/09/2025
  • Canal do Toro anuncia 4ª temporada da audiossérie Stalker

    29/08/2025
  • DIGIMON STORY TIME STRANGER ganha novo trailer de história

    27/08/2025
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Tiktok

@2025 - Todos os direitos reservados Base 42. Desenvolvido por Biano Comunica

Base 42
  • Cinema
  • Críticas
  • Entretenimento
  • Gaming
  • Periféricos
  • Tecnologia

Leia tambémx

Do lazer para a educação: Como...

20/08/2025

UNIASSELVI fortalece presença nos e-sports com...

20/06/2025

AbleGamers Brasil abre nova turma de...

16/06/2025