Empresa compartilhou diversas novidades durante apresentação em Colônia, na Alemanha, incluindo mudanças nas tecnologias NVIDIA ACE, RTX Remix e NVIDIA App
A NVIDIA anunciou hoje (18), diversas novidades da empresa durante uma apresentação na Gamescom 2025, em Colônia, na Alemanha, incluindo mais jogos com DLSS 4, um novo bundle GeForce RTX Série 50 Borderlands 4, mais possibilidades com o NVIDIA App, NVIDIA ACE e mais.
DLSS 4 e Path Tracing para todos
A companhia revelou que mais de 175 jogos já possuem compatibilidade com o NVIDIA DLSS 4, um conjunto de tecnologias avançadas de renderização neural com IA, e agora, jogadores e entusiastas de tecnologia poderão experimentar um desempenho inovador nos títulos mais esperados deste ano, incluindo Borderlands 4, Hell Is Us e Fate Trigger graças ao DLSS 4.
Além disso, o Path Tracing está chegando ao aguardado Resident Evil Requiem e Directive 8020, assim como o Ray Tracing em lançamentos como Phantom Blade Zero, PRAGMATA e CINDER CITY, permitindo visuais mais nítidos e uma jogabilidade altamente envolvente.
“As tecnologias DLSS 4 e Path Tracing não são mais experimentos gráficos de ponta, eles são a base dos jogos modernos para PC“, afirmou Matt Wuebbling, vice-presidente de marketing global da GeForce na NVIDIA. “Os desenvolvedores estão adotando a renderização com tecnologia de IA para desbloquear visuais impressionantes e ganhos massivos de desempenho, permitindo que jogadores experimentem o futuro dos gráficos em tempo real”, completou Wuebbling.
Esses anúncios chegam com um novo pacote promocional NVIDIA GeForce RTX Série 50 para Borderlands 4 e atualizações para o NVIDIA App, uma plataforma complementar para criadores de conteúdo, jogadores e entusiastas de IA que utilizam GPUs GeForce RTX.
DLSS 4 agora acelera mais de 175 jogos e aplicativos
Lançado junto com as GPUs GeForce RTX Série 50 no início deste ano, a tecnologia DLSS 4 com Multi Frame Generation utiliza IA para gerar até três quadros para cada quadro renderizado tradicionalmente, proporcionando ganhos de desempenho de até 8x em relação à renderização tradicional.
Além do Multi Frame Generation, os jogos compatíveis com o DLSS 4 recebem suporte ao DLSS Super Resolution, Ray Reconstruction e NVIDIA Reflex, desbloqueando ganhos de desempenho incríveis e jogabilidade responsiva para todos os proprietários de placas de vídeo GeForce RTX Série 50.
Os novos títulos anunciados na Gamescom que receberão suporte às tecnologias RTX incluem:
- Directive 8020 e Resident Evil Requiem chegarão compatíveis com DLSS 4 e Path Tracing desde o seus respectivos lançamentos.
- Black State, CINDER CITY (antes conhecido pelo nome de Project LLL), Cronos: The New Dawn, Dying Light: The Beast, Honeycomb: The World Beyond, Lost Soul Aside, The Outer Worlds 2, Phantom Blade Zero e PRAGMATA serão lançados com DLSS 4 e Ray Tracing.
- Borderlands 4 e Fate Trigger serão compatíveis com o DLSS 4 com Multi Frame Generation.
- Indiana Jones e o Grande Círculo adicionará suporte ao RTX Hair em setembro, uma tecnologia que usa novos recursos de hardware em GPUs RTX Série 50 para modelar cabelos com maior detalhe e realismo com Path Tracing.
Muitos desses títulos RTX também estarão disponíveis na plataforma de jogos em nuvem da NVIDIA, o GeForce NOW, incluindo Borderlands 4, CINDER CITY, Hell Is Us e The Outer Worlds 2.
NVIDIA App Adiciona Substituições Globais de DLSS e Atualizações de Software
O NVIDIA app é o companheiro essencial para usuários com GPUs NVIDIA GeForce RTX, simplificando o processo de manter os PCs atualizados com os drivers GeForce Game Ready e NVIDIA Studio mais recentes.
Novas atualizações no NVIDIA App incluem:
- Substituições Globais de DLSS: Ative facilmente perfis de DLSS Multi Frame Generation ou DLSS Super Resolution globalmente em centenas de títulos compatíveis com as substituição DLSS, em vez de precisar configurar diretamente nos jogos.
- Atualizações do Project G-Assist: A atualização mais recente do Project G-Assist, um assistente de IA no dispositivo que permite aos usuários controlar e ajustar seus sistemas RTX com comandos de voz e texto, apresenta um modelo de IA significativamente mais eficiente que usa 40% menos memória. Apesar de seu tamanho reduzido, ele responde às consultas com mais rapidez e precisão.
- Configurações 3D altamente solicitadas: Utilize as configurações de painel de controle facilmente configuráveis, incluindo filtragem anisotrópica, anti-aliasing e oclusão de ambiente para aprimorar jogos clássicos.
A atualização beta do NVIDIA App será lançada nesta terça-feira, 19 de agosto, às 13h, horário de Brasília, com disponibilidade total na próxima semana.
NVIDIA ACE Aprimora Experiências de Jogos com Comandos de Voz
NVIDIA ACE, um conjunto de tecnologias de IA generativa que impulsionam interações realistas com personagens não jogáveis (NPCs) em jogos como inZOI, da Krafton, agora está presente em The Oversight Bureau, da Iconic Interactive, um jogo no estilo puzzle com comandos de voz.
Utilizando a tecnologia de conversão de fala em texto da ACE, os jogadores poderão interagir naturalmente com os personagens do jogo utilizando a fala, com a Narrative Engine, da Iconic, interpretando a entrada e determinando e entregando o diálogo pré-gravado dos personagens que melhor se adapta à história e à situação.
Este sistema mantém os desenvolvedores no controle criativo, ao mesmo tempo que oferece aos jogadores autonomia real nos jogos, tudo rodando localmente em PCs RTX IA com latência abaixo de um segundo.
NVIDIA RTX Remix Evolui com Expansões da Comunidade e Novo Sistema de Partículas
O NVIDIA RTX Remix, uma plataforma de mods de código aberto para remasterizar jogos clássicos com Path Tracing e renderização neural, continua a crescer graças à sua comunidade apaixonada.
Modders têm utilizado grandes modelos de linguagem para ampliar os recursos do RTX Remix. Por exemplo, um modder “codificou por vibração” um plug-in que conecta o RTX Remix ao Adobe Substance 3D, a ferramenta padrão da indústria para texturização e materiais 3D. Outro modder possibilitou que o RTX Remix utilizasse dados clássicos de jogos para fazer objetos brilharem instantaneamente com efeitos emissivos.
A comunidade de código aberto do RTX Remix até expandiu a compatibilidade da tecnologia para permitir que muitos outros títulos sejam remasterizados, incluindo jogos icônicos como: Call Of Duty 4: Modern Warfare, Knights Of The Old Republic, DOOM 3, Half-Life: Black Mesa e Bioshock.
Alguns desses jogos foram apresentados no Concurso de Mods do RTX Remix com um prêmio de US$ 50 mil, que terminou na Gamescom. Painkiller RTX, da Merry Pencil Studios, ganhou diversos prêmios, incluindo o de “Melhor Mod Remix de RTX Geral”. Conheça todos os mods enviados no site.
Na Gamescom, a NVIDIA também revelou um novo sistema de partículas RTX Remix que traz partículas dinâmicas, iluminadas de forma realista e fisicamente precisas para 165 jogos clássicos, a maioria dos quais nunca teve um editor para isso.
Modders podem usar o sistema para alterar a aparência, o tamanho, a quantidade, a emissão de luz, a turbulência e até a gravidade das partículas nos jogos. O novo sistema de partículas estará disponível a partir de setembro.
Bundle Promocional GeForce RTX Série 50 “Borderlands 4” já Disponível
Para celebrar a chegada do aguardado Borderlands 4, da Gearbox, que chegará compatível com DLSS 4 com Multi Frame Generation e NVIDIA Reflex, a NVIDIA está apresentando um novo pacote promocional GeForce RTX Série 50 para o título.
Os jogadores que comprarem um PC completo ou uma placa de vídeo GeForce RTX 5090, 5080, 5070 Ti ou 5070, ou notebooks equipados com GPUs GeForce RTX™ 5090, RTX 5080, RTX 5070 Ti ou RTX 5070 dedicadas de revendedores participantes, receberão uma cópia de Borderlands 4 e o DLC The Gilded Glory Pack. O bundle estará disponível até segunda-feira, 22 de setembro.