Base 42
  • Cinema
  • Entretenimento
  • Gaming
  • Periféricos
  • Tecnologia
Entretenimento

Das tirinhas a ícone global: os 75 anos de Snoopy e da turma Peanuts

por Luciana Biano 01/07/2025
por Luciana Biano 01/07/2025
2

Em 2025, a Peanuts™ completa 75 anos. Criada em 1950 por Charles Schulz, a icônica tirinha que apresentou Charlie Brown ao mundo poderia ser apenas mais uma lembrança nostálgica. Mas a realidade é outra — a marca nunca saiu de cena, e, em muitos países, incluindo o Brasil, é sucesso até hoje.

Sete décadas depois de sua estreia nos jornais, o beagle mais famoso da cultura pop está estampado em roupas, embalagens de alimentos, tênis, brinquedos, lojas de departamentos e feeds do TikTok. E uma pergunta continua intrigando até os fãs mais antigos: como um personagem originalmente coadjuvante se tornou o verdadeiro protagonista da marca?

“Em alguns mercados, Snoopy é quase mais conhecido como uma marca de moda, porque os fãs conhecem os personagens mais pelos produtos licenciados do que pelas tiras de quadrinhos. Sempre buscamos parceiros que compartilhem valores semelhantes, seja pela qualidade do produto, pelo relacionamento ou por atingir um público importante para nós”, afirma Hannah Guy Casey, diretora sênior de licenciamento da Peanuts Worldwide.

A resposta começa com a própria evolução da tirinha. Criado como um cão comum, Snoopy ganhou vida, criatividade e protagonismo conforme Charles Schulz percebeu o potencial do personagem. Hoje, ele é piloto de avião, escritor, explorador lunar e até influenciador digital — tudo isso sem dizer uma única palavra.

“Sparky — como carinhosamente é chamado Charles Schulz pela equipe Peanuts — escrevia tirinhas todos os dias há 50 anos. Algumas coisas mudaram organicamente ao longo do tempo, e o público teve um papel importante no crescimento do Snoopy. O que é gratificante é ver como as tiras diárias eram quase como as redes sociais da época, uma pequena história por dia. E elas ainda ressoam com o público hoje”, completa Hannah.

No Brasil, por exemplo, Snoopy tem uma conta ativa nas redes sociais (@snoopybr), onde são disponibilizados diversos vídeos de animações, fantasias do personagem e de Charlie Brown, possibilitando a interação com a sua comunidade de fãs de diferentes gerações. No perfil do TikTok, por exemplo, somam-se mais de 500 mil seguidores em apenas 1 ano e meio de criação.

A Peanuts planeja um ano inteiro de celebrações ao redor do mundo. No Brasil, as homenagens aos 75 anos da turma já começaram com força total. O retorno às aulas ganhou um toque especial com a coleção de papelaria licenciada por marcas como Kalunga, Clio, Luxcel, DAC e Tilibra. No universo da beleza, a Cia Beauty lançou uma collab com Ticiane Pinheiro inspirada em Snoopy. No varejo, Renner, Riachuelo e C&A lançaram linhas exclusivas que unem estilo e nostalgia, enquanto a Panini celebrou com um álbum de figurinhas. As comemorações também chegaram ao universo gastronômico com a linha de chás da Moncloa, e ao entretenimento, com uma área de atividades para a família no Shopping TriMais Places.

No centro dessa estratégia está uma marca que se mantém relevante não apenas pela nostalgia, mas por acompanhar as conversas contemporâneas. Um exemplo disso é o programa global “Take Care with Peanuts”, que convida o público a cuidar de si, dos outros e do planeta — e já realizou ações de reflorestamento na Mata Atlântica e mutirões de limpeza em praias pelo mundo.

Entre as poucas marcas capazes de atravessar gerações sem perder o apelo, a Peanuts encontra em Snoopy um símbolo atemporal, engraçado, sonhador e sempre pronto para embarcar em uma nova aventura.

75 Anos de Peanuts  

A felicidade é… 75 anos. Em 1950, Charlie Brown, Snoopy e o resto da turma Peanuts foram apresentados ao mundo pela primeira vez. Nos 75 anos desde então, Peanuts se tornou um fenômeno global, abrangendo conteúdo animado premiado, shows de palco e experiências ao vivo, colaborações de alto nível e programas de varejo em todo o mundo. Artistas, músicos, filósofos e fãs foram inspirados pela criação de Charles Schulz por mais de sete décadas e não há fim à vista para esse amado elenco de personagens que falam de forma tão bela e simples sobre a experiência humana.


Sobre a Peanuts     

Os personagens da Peanuts e propriedade intelectual estão relacionadas a posse da Peanuts Worldwide, 41% propriedade da WildBrain Ltd., 39% propriedade da Sony Music Entertainment (Japan) Inc. e 20% propriedade da família de Charles M. Schulz, que introduziu o Peanuts ao mundo em 1950, quando a banda desenhada estreou em sete jornais. Desde então, Charlie Brown, Snoopy e o resto do bando da Peanuts deixaram uma marca indelével na cultura popular. Além de apreciarem os amados programas e especiais Peanuts na Apple TV+, fãs de todas as idades celebram a marca Peanuts em todo o mundo através de milhares de produtos de consumo, bem como atrações de parques de diversões, eventos culturais, meios de comunicação social e banda desenhada disponíveis em todos os formatos, desde os tradicionais aos digitais. Em 2018, a Peanuts estabeleceu uma parceria com a NASA num acordo plurianual de leis espaciais concebido para inspirar uma paixão pela exploração espacial e STEM entre a próxima geração de estudantes.   

Snoopy
Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestEmail
post anterior
Mundo encantado de Harry Potter desembarca no Tietê Plaza em evento imersivo durante este mês
Próxima publicação
Cartoon Network anuncia programação especial para férias de julho

Você também pode gostar

10 momentos em que os personagens de Harry...

02/07/2025

Musical O Mágico de Oz, com direção de...

24/06/2025

‘The Vampire Diaries’ retorna à Warner Channel em...

18/06/2025

Wicked celebra Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ com ações...

18/06/2025

Escape 60′ estreia cabine londrina high-tech com promoção:...

16/06/2025

Warner Bros. Games revela novo trailer de gameplay...

12/06/2025

Série original da HBO ‘Harry Potter’ revela novos...

09/06/2025

Sucesso de público, “Disney On Ice: Aventuras na...

09/06/2025

THE FRIENDS™ EXPERIENCE: THE ONE IN RIO chegou...

06/06/2025

Wicked: exibição inédita de trailer de filme surpreende...

05/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Salvar meu nome, e-mail e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Social Connect

Facebook Twitter Instagram Youtube Tiktok

Post Recentes

  • Warner Bros. Games Brasil assume a transmissão digital da EVO 2025 no país

  • CCXP25 anuncia Gerry Conway, roteirista de A Morte de Gwen Stacy e co-criador do Justiceiro

  • Julho de 2025 é mês de SuperFérias no Wet’n Wild

Categorias

Geek

  • Conselho Jedi SP realiza neste final de semana encontro oficial na sede da Team Liquid

  • A magia chega ao Brasil: A Cerimônia de Seleção de Hogwarts estará disponível em português

  • Engajamento mágico em redes temáticas: como os clientes se tornam fãs e embaixadores da marca

Tecnologia

  • Julho Gamer 2025: KaBuM! ativa descontos de até 70%, R$ 7 milhões em cupons e mais de R$ 200 mil em prêmios

  • Fundador da marca FITY cria produto a partir de uma GeForce RTX Série 40

  • Novo moto g86 chega ao mercado como o smartphone intermediário, com as melhores experiências premium

Streaming

  • ‘Batman Ninja contra Liga Yakuza’ estreia amanhã com exclusividade na Max

  • Cartoon Network anuncia programação especial para férias de julho

  • Gumball retorna em 6 de outubro!

Anime

  • Crunchyroll confirma segunda temporada de My Hero Academia: Vigilantes para 2026

    01/07/2025
  • Toei Animation e Crunchyroll disponibilizam dublagem em português brasileiro de Dragon Ball Daima

    30/06/2025
  • Bandai Namco anuncia participação na Anime Expo 2025

    17/06/2025
  • Crunchyroll disponibiliza animes de sucesso gratuitamente para público brasileiro

    28/05/2025
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Tiktok

@2025 - Todos os direitos reservados Base 42. Desenvolvido por Biano Comunica

Base 42
  • Cinema
  • Entretenimento
  • Gaming
  • Periféricos
  • Tecnologia