Situada até o fim de junho no Piso 2 do shopping, a mostra conta a história do hambúrguer até os dias atuais
Combinação perfeita entre pães, queijo, salada e carne, o hambúrguer consolidou definitivamente seu espaço na gastronomia mundial. Seu carisma é tanto que ganhou o próprio dia no calendário: 28 de maio. Para celebrar esta data, o público pode conferir a Exposição Dia do Hambúrguer, realizada no Shopping D, zona Norte paulistana, pelo Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientadas na década de 50, que fica disponível até 28 de junho.
Responsáveis por 36% da indústria de Quick Service Restaurant (restaurantes de serviço rápido), de acordo com a empresa Fortune Business Insights, os hambúrgueres movimentam anualmente US$ 300 bilhões por ano em todo o mundo, cerca de R$ 1,7 trilhão. Em termos de consumo, mais de 88 bilhões de unidades de hambúrgueres são consumidos por ano apenas nos Estados Unidos. No Brasil, segundo o instituto de dados Kantar, o consumo de hambúrgueres cresceu 228% entre o primeiro semestre de 2020 e 2024. Somente de janeiro a março do ano passado, 113 milhões de pedidos haviam sido feitos por mais de 47 milhões de pessoas. O perfil do público tem destaque para as mulheres (52%), na faixa de 18 a 29 anos (39%), das classes A e B (47%).
Embora popularizado pelos Estados Unidos no século 20, o hambúrguer surgiu cerca de 700 anos antes, na Ásia. A criação foi dos povos tártaros, no país conhecido hoje como Mongólia, e permitia aos viajantes uma refeição nutritiva e prática, com uma porção de carne macia e crua. No século 18, alemães levaram a ideia para a cidade de Hamburgo e passaram a comercializar, o que registrou na história o nome do prato. Somente então, com a migração para a América, o sanduíche chegou ao país que o divulgaria para o mundo.
Integrando a cultura muito além da gastronomia, presentes também no marketing e até no cinema, os hambúrgueres se tornaram marcantes principalmente nos anos 1950, ao lado das fritas e dos milkshakes. “Filmes como Grease e De Volta Para O Futuro levaram ao público cenas clássicas em hamburguerias, apresentando um estilo de vida”, lembra Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO do Johnny Rockets.
Inspirado por tais tendências, o Johnny Rockets surgiu em 1986, na Califórnia. Atualmente, a rede ultrapassa 380 lojas em 33 países pelo mundo. Por ano, a marca serve mais de 17 milhões de hambúrgueres, 11,3 milhões de copos de refrigerante, 8,3 milhões de milkshakes e 3,6 mil toneladas de batatas fritas. “Para comemorar tal importância, consolidamos tudo numa exposição carismática e interativa, de modo a entreter fãs de hambúrgueres de todas as idades”, finaliza o empresário.
Serviço:
Exposição Dia do Hambúrguer: disponível de 28/05 a 28/06, das 10h às 22h no Piso 2 do Shopping D, situado na Avenida Cruzeiro do Sul, 1100, Canindé, São Paulo.
Sobre o Johnny Rockets
Presente em mais de 30 países e com faturamento médio de R$5 bilhões (1 bilhão de dólares) por ano em todo o mundo, a marca americana criada em 1986 abriu a primeira unidade no Brasil em 2013 e pretende fechar 2025 com 50 restaurantes. As lojas possuem temática da década de 50 e disponibilizam no cardápio as melhores opções de hambúrgueres, batatas, shakes, porções e pratos, servidos pelos animados garçons dançarinos. Com diferentes portes de loja para adequar-se a cidades grandes e médias, o Johnny Rockets oferece modelos para Praça de Alimentação, lojas com área própria de refeições e até unidades de rua, com investimento a partir de R$ 960 mil.
Sobre o Shopping D
Completando 30 anos de existência em 2024, o Shopping D é um complexo de lojas, restaurantes e entretenimento localizado na Zona Norte de São Paulo com aproximadamente 30.000 m2 e lojas de diversos segmentos para uma experiência de compras e lazer. Consolidado entre o público como um centro de diversão para todas as idades, o Shopping D oferece diversas opções de entretenimento como o parque T-Rex que conta com o ambiente externo e o arcade interno com a maior piscina de bolinhas da América Latina, dez salas de cinema da rede Cinemark, além de ações sazonais gratuitas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Natal, entre outros. Além das maiores redes de lojas, o Shopping D também oferece excelentes opções de gastronomia, como o renomado restaurante Mocotó e o Cruzeiro´s Bar, além disso, os clientes podem usufruir de wi-fi gratuito, quatro pavimentos de estacionamento, uma unidade do Poupatempo e uma unidade da Localiza. Administrado pela SYN, o Shopping D é um dos maiores polos de varejo da cidade de São Paulo e fica localizado em um ponto estratégico, sendo um local de fácil acesso para qualquer tipo de transporte público ou privado, na avenida Cruzeiro do Sul, 1100, Canindé.