Estudo do Dia Mundial do Mindfulness também apontou que 49% dos entrevistados utilizam ferramentas da web com interesse em práticas de bem-estar mental
8 em cada 10 adultos brasileiros estão estressados e em busca de alívio mental, conforme revelou um estudo da Opera em conjunto com a instituição de caridade Oxford Mindfulness, internacionalmente reconhecida por ensinar práticas de cuidado psicológico. Com o estresse e a ansiedade permeando a vida cotidiana, o público brasileiro afirmou de forma quase unânime (99,8%) que está disposto a experimentar práticas de mindfulness como uma possível solução.
Mindfulness na prática
O Dia Mundial do Mindfulness, comemorado no dia 12 de setembro, ressalta a importância do olhar para a saúde mental. O método que consiste em dar atenção à respiração e à atenção plena no momento presente faz parte de uma ampla lista de práticas de bem-estar, junto com a meditação, por exemplo.
Dos respondentes, 68% afirmaram que já testaram o método mindfulness, enquanto 32% ainda não testaram, mas teriam interesse.
Além disso, uma pesquisa brasileira publicada na Revista Sociedade Científica mostrou que sessões diárias de mindfulness de apenas 12 minutos, mesmo conduzidas virtualmente, foram capazes de reduzir de forma significativa sintomas de ansiedade e depressão entre colaboradores após 30 dias de prática.
“Mindfulness não deve ser visto como um luxo a que recorremos apenas quando achamos que temos tempo. Em nossas vidas agitadas, integrar práticas de bem-estar mental pode nos ajudar a pausar, respirar e encarar o que vier com mais equilíbrio e clareza. Esteja você no trabalho ou em casa, essa pequena mudança pode fazer uma grande diferença”, disse Sharon Hadley, CEO da Oxford Mindfulness, que passou 10 anos pesquisando a eficácia do mindfulness no ambiente de trabalho.
Mudanças de hábito
O estudo da Opera e da Oxford Mindfulness também revelou que 83% dos adultos brasileiros passam, no mínimo, 4 horas por dia em frente a uma tela no trabalho, com 71% consumindo pelo menos mais 2 horas em casa. E, com 84% relatando sentir-se estressados ou sobrecarregados enquanto navegam na internet, a necessidade de bem-estar digital nunca foi tão crítica.
“A web é um lugar onde o estresse acontece, mas também pode ser onde a calma começa. Os dados apontam que os brasileiros já possuem o hábito de usar ferramentas digitais para o bem da saúde mental, e cada vez mais isso se tornará uma rotina. O Opera Air, por exemplo, permite que os usuários experimentem os benefícios do mindfulness diretamente do navegador”, ressaltou Hadley.
Uma solução, como um navegador projetado para promover o mindfulness e reduzir o estresse, busca facilitar para os usuários integrarem recursos-chave de bem-estar mental diretamente em seu fluxo de trabalho, a partir da interface do navegador.
Ele conta com duas funções principais: Take a Break, com exercícios de respiração, alongamentos de pescoço e meditações; e Boosts, paisagens sonoras que utilizam binaural beats, frequências que criam uma terceira frequência no cérebro .
O estudo é baseado em uma pesquisa com 4 mil pessoas nos EUA, Reino Unido, Brasil e Turquia. Ele foi encomendado pela Opera e Oxford Mindfulness e conduzido pela PollFish.
Sobre a Opera
A Opera é uma empresa de software inovadora e centrada no usuário, focada em proporcionar a melhor experiência de navegação possível em todos os dispositivos. Centenas de milhões de pessoas usam os navegadores da Opera por seus recursos únicos e seguros, tanto em celulares quanto em computadores. Fundada em 1995 e sediada em Oslo, Noruega, a Opera é uma empresa de capital aberto listada na Nasdaq sob o símbolo OPRA. Baixe os navegadores e outros produtos da Opera em opera.com. Saiba mais sobre a empresa em investor.opera.com.
Sobre a Oxford Mindfulness
A Oxford Mindfulness é uma organização sem fins lucrativos que ajuda pessoas a alcançar maior bem-estar e melhor saúde mental por meio de práticas de mindfulness baseadas em pesquisas. Ela faz parceria com a Universidade de Oxford para desenvolver programas de fácil compreensão que combinam mindfulness e ciência psicológica, sendo depois implementados em escala global através de parcerias internacionais, com a visão de construir um mundo mais consciente. Saiba mais em oxfordmindfulness.org